登录注册
Quick Links : Mindat手册The Rock H. Currier Digital LibraryMindat Newsletter [Free Download]
主页关于 MindatMindat手册Mindat的历史版权Who We Are联系我们于 Mindat.org刊登广告
捐赠给 MindatCorporate Sponsorship赞助板页已赞助的板页在 Mindat刊登 广告的广告商于 Mindat.org刊登广告
Learning CenterWhat is a mineral?The most common minerals on earthInformation for EducatorsMindat ArticlesThe ElementsThe Rock H. Currier Digital LibraryGeologic Time
搜索矿物的性质搜索矿物的化学Advanced Locality Search随意显示任何一 种矿物Random Locality使用minID搜索邻近产地Search Articles搜索词汇表更多搜索选项
搜索:
矿物名称:
地区产地名称:
关键字:
 
Mindat手册添加新照片Rate Photos产区编辑报告Coordinate Completion Report添加词汇表项目
Mining Companies统计会员列表Mineral MuseumsClubs & Organizations矿物展及活动The Mindat目录表设备设置The Mineral Quiz
照片搜索Photo GalleriesSearch by Color今天最新的照片昨天最新的照片用户照片相集过去每日精选照片相集Photography

Nogueirinha Mine, Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo, Évora, Portugali
Regional Level Types
Nogueirinha MineMine
Santiago do EscouralCivil Parish
Montemor-o-NovoMunicipality
ÉvoraDistrict
PortugalCountry

This page is currently not sponsored. Click here to sponsor this page.
PhotosMapsSearch
Latitude & Longitude (WGS84):
38° 31' 46'' North , 8° 7' 15'' West
Latitude & Longitude (decimal):
Type:
Nearest Settlements:
PlacePopulationDistance
Montemor-o-Novo12,854 (2014)15.5km
Évora55,620 (2018)19.6km
Alvito2,504 (2018)32.4km
Vendas Novas11,248 (2014)33.5km
Alcácer do Sal9,198 (2014)38.4km
Mindat Locality ID:
109196
Long-form identifier:
mindat:1:2:109196:3
GUID (UUID V4):
5496c728-488e-481c-b075-7cbe1af4f07b
Name(s) in local language(s):
Mina da Nogueirinha, Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo, Distrito de Évora, Portugal


Fe mine - open-pit mining from 1873 to 1930.



A Mina da Nogueirinha é uma antiga mina de ferro localizada na vertente sul da serra de Monfurado, na freguesia de Santiago do Escoural, concelho de Montemor-o-Novo.
A concessão de exploração de minério na mina da Nogueirinha data de 1873. Os trabalhos de lavra eram realizados a céu aberto, por meio de cortas, algumas com extensões de várias dezenas de metros e profundidades que chegavam aos 30m, e por galerias e poços. O transporte do minério era feito em vagonetas em linhas do tipo Decauville até ao cais de embarque.
A exploração da mina terá continuado durante as três primeiras décadas do século XX.
A mina era servida por uma linha de caminho-de-ferro de bitola larga, que ligava à atual linha do Alentejo na estação de Casa Branca. As locomotivas utilizadas eram as da rede do Sul e Sueste.
No cais terminal era feito o depósito e embarque do minério da mina da Nogueirinha e de outras concessões vizinhas. O minério era transportado para o cais do Barreiro, de onde era exportado por barco com destino à indústria siderúrgica de países como o Reino Unido ou Estados Unidos.
A linha foi levantada com o fim da exploração da mina. Atualmente apenas restam uns poucos carris no troço inicial e final, travessas e antigos pontões encobertos pela densa vegetação. São ainda visíveis, junto da mina, as ruínas das edificações do cais de embarque do minério.
- Concessão 87



O Ramal da Mina da Nogueirinha foi uma linha de bitola ibérica que ligava a Estação Ferroviária de Casa Branca (na hoje Linha do Alentejo) à Mina da Nogueirinha, numa distância de cinco quilómetros e poucos metros. As locomotivas utilizadas pertenciam à “Companhia do Sul e Sueste”.
No próprio cais da mina era feito o depósito e embarque do minério das outras concessões vizinhas. O minério era transportado para o Barreiro, de onde era exportado por barco com destino à indústria siderúrgica de países como o Reino Unido ou os Estados Unidos da América.
A Linha do Alentejo, logo na sua instalação, era um importante meio de de escoamento do minério da Serra de Monfurado e de Santa Susana. Mais tarde e durante as campanhas do trigo, a sua importância foi determinante para os cereais.
Cerca do ano de 1867 era concessionada a primeira exploração de minério – a Mina da Serra dos Monges naquela Serra de Monfurado. De seguida, vieram as Minas da Defesa, da Sala; já em 1873, as da Nogueirinha e da Serrinha. Neste mesmo ano eram concessionadas as outras minas das Ferrarias (Herdade da Gamela), do Castelo e do Vale de Arca. Em 1903 foram as do Carvalhal e Casas Novas, ficando a última concessão para o ano de 1904, com a Mina da Serra dos Monges.
Mas minas do Monfurado coexistiram dois tipos de lavra: o "desmonte", minério a céu aberto formando cortas, e a "subterrânea" através de poços e galerias com chaminés. Feita a extração, o minério era triado por homens e mulheres à mão ou auxiliados com marretas nas frentes de desmonte ou já nos locais de embarque. O transporte era depois feito em vagões até ao ramal ferroviário.
A Mina da Nogueirinha era servida por um ramal de via larga, que entroncava na Linha do Alentejo ao quilómetro 91,00 (Estação de Casa Branca). Ao contrário do que se verificava na “Mina dos Monges”, eram as próprias locomotivas do Sul e Sueste que rebocavam os vagões até à entrada da mina. Era no cais desta mina que convergiam os transportes de todas elas, sendo também o términos do ramal férreo e servindo ainda o cais para depósito do minério proveniente das outras concessões. Como já se afirmou, o minério tinha como destino o Barreiro, onde embarcava para fora do território nacional.
Os carris foram levantados com o fim da exploração da mina. Nos dias de hoje, apenas subsistem uns poucos carris nos troços inicial e final, travessas e antigos pontões encobertos pelo denso matagal. São, também, visíveis, junto da mina, as ruínas das edificações do cais de embarque do minério.
In: faroldanossaterra.net, António Joaquim Teixeira da Silva, Janeiro 2013.

Select Mineral List Type

Standard Detailed Gallery Strunz Chemical Elements

Mineral List


4 valid minerals.

Detailed Mineral List:

Aragonite
Formula: CaCO3
Magnetite
Formula: Fe2+Fe3+2O4
Pyrite
Formula: FeS2
Sphalerite
Formula: ZnS

List of minerals arranged by Strunz 10th Edition classification

Group 2 - Sulphides and Sulfosalts
Sphalerite2.CB.05aZnS
Pyrite2.EB.05aFeS2
Group 4 - Oxides and Hydroxides
Magnetite4.BB.05Fe2+Fe3+2O4
Group 5 - Nitrates and Carbonates
Aragonite5.AB.15CaCO3

List of minerals for each chemical element

CCarbon
C AragoniteCaCO3
OOxygen
O AragoniteCaCO3
O MagnetiteFe2+Fe23+O4
SSulfur
S PyriteFeS2
S SphaleriteZnS
CaCalcium
Ca AragoniteCaCO3
FeIron
Fe MagnetiteFe2+Fe23+O4
Fe PyriteFeS2
ZnZinc
Zn SphaleriteZnS

Other Regions, Features and Areas containing this locality

Eurasian PlateTectonic Plate
EuropeContinent

This page contains all mineral locality references listed on mindat.org. This does not claim to be a complete list. If you know of more minerals from this site, please register so you can add to our database. This locality information is for reference purposes only. You should never attempt to visit any sites listed in mindat.org without first ensuring that you have the permission of the land and/or mineral rights holders for access and that you are aware of all safety precautions necessary.

References

 
矿物 and/or 产地  
Mindat Discussions Facebook Logo Instagram Logo Discord Logo
版权所有© mindat.org1993年至2024年,除了规定的地方。 Mindat.org全赖于全球数千个以上成员和支持者们的参与。
隐私政策 - 条款和条款细则 - 联络我们 - Report a bug/vulnerability Current server date and time: 2024.4.25 10:39:38 Page updated: 2024.4.24 17:22:36
Go to top of page