登录注册
Quick Links : Mindat手册The Rock H. Currier Digital LibraryMindat Newsletter [Free Download]
主页关于 MindatMindat手册Mindat的历史版权Who We Are联系我们于 Mindat.org刊登广告
捐赠给 MindatCorporate Sponsorship赞助板页已赞助的板页在 Mindat刊登 广告的广告商于 Mindat.org刊登广告
Learning CenterWhat is a mineral?The most common minerals on earthInformation for EducatorsMindat ArticlesThe ElementsThe Rock H. Currier Digital LibraryGeologic Time
搜索矿物的性质搜索矿物的化学Advanced Locality Search随意显示任何一 种矿物Random Locality使用minID搜索邻近产地Search Articles搜索词汇表更多搜索选项
搜索:
矿物名称:
地区产地名称:
关键字:
 
Mindat手册添加新照片Rate Photos产区编辑报告Coordinate Completion Report添加词汇表项目
Mining Companies统计会员列表Mineral MuseumsClubs & Organizations矿物展及活动The Mindat目录表设备设置The Mineral Quiz
照片搜索Photo GalleriesSearch by Color今天最新的照片昨天最新的照片用户照片相集过去每日精选照片相集Photography

Quadro de mensagens em PortuguêsCompletar informação de algumas localizações

10th Feb 2012 10:16 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Agradeço ajuda na “afinação” das localidades nas seguintes etiquetas antigas:


SAPONITE - lugar do Picoto – muito provavelmente minas do Picoto?

SCHEELITE - mina de São Gonçalo, João Galifões

LAZULITE - entre Caminha e Seixas

CHAPMANITE - herdade da Ventosa – muito provavelmente mina da Ventosa?

CASSITERITE - São Martinho de Angueira

STIBNITE - mina de Sobreiros – muito provavelmente mina de Cães Sobreiros?


Obrigado

RN

11th Feb 2012 13:05 UTCLuís Martins 🌟

Olá Rui.

Apenas algumas informações que me ocorrem neste momento:


-Saponite: Qual a forma de ocorrência? Conheço bem a mina de urânio do Picoto, se é a essa que te referes. Por vezes nos pequenos geodes de quartzo fumado que abundam nas escombreiras aparecem massas compactas de argilas, visualmente semelhantes à nontronite da Pestarenga, embora mais escura (não posso afirmar que não seja por estarem ligeiramente húmidas). Penso que poderão perfeitamente tratar-se de saponite. São também muito comuns argilas de tom caramelo, intenso, em fendas no quartzo.


-Scheelite: o nome da localidade não me diz nada; Dada a quantidade de minas onde esta surge poderá ser impossível atribuir uma proveniência certa; Qual a forma de ocorrência?


-Lazulite: Está citada nos arrabaldes da Serra da Arga (em vários trabalhos do Leal Gomes por exemplo), e penso que inclusivé cristalizada (já não posso afirmar isto com certeza); o Pedro certamente poderá esclarecer esta questão com facilidade;


-Chapmanite: conheço a mina, e já lá estive, mas não encontrei nada além de antimonite e aquilo que penso ser cervantite. Acho perfeitamente possível a ocorrência de chapmanite nesta mina... Foi talvez o pior cenário de destruição por arte do homem que vi numa mina, está tudo recoberto de lixo camarário e com montes de terras provenientes de aterros para construção civil; as probabilidades de encontrar alguma coisas são quase nulas infelizmente;


-Cassiterite: Mais uma vez, não me diz nada o nome da localidade;


-Stibnite: Se é da zona de Coimbra, veio quase certamente da mina do Zorro (também conhecida como mina de Barbadalhos e como mina da Misarela, ou Mizarela); nunca comprovei a existência das minas de Cães Sobreiros e do Covão, no concelho de Coimbra, embora já as tenha procurado activamente.


Esper ter ajudado em alguma coisa.

Abraço, Luís.

11th Feb 2012 19:43 UTCPedro Alves Expert

Boa tarde,

SAPONITE - lugar do Picoto – muito provavelmente minas do Picoto?

O mineral é relativamente comum e o nome (Picoto) também. Será difícil chegar a uma conclusão e/ou à sua origem;

SCHEELITE - mina de São Gonçalo, João Galifões

Não consegui encontrar referências para esta ocorrência. O nome não me diz nada. Apenas me deparei com uma mina, de Sn, com um nome que (mesmo assim) pouco tem de semelhante: "Cabeço de São Gonçalo João", Lordosa, Viseu. Data de 1923;

LAZULITE - entre Caminha e Seixas

A série lazulite-scorzalite é relativamente comum e difusa na Serra de Arga. No entanto a informação não ajuda, pois continua a ser vaga. Pode ocorrer em muitos locais entre Caminha e Seixas...;

CHAPMANITE - herdade da Ventosa – muito provavelmente mina da Ventosa?

O luís já respondeu a esta questão. Acrescento apenas que o nome da mina é, efectivamente, "Herdade da Ventosa". Foi pedida para Cu e Sb a 17-07-1916. Sita na freguesia de Nossa Senhora das Neves, Concelho e Distrito de Beja. A mina é também referida por J.P.Gomes (1898) como uma das ocorrências de antimonite;

CASSITERITE - São Martinho de Angueira

São Martinho de Angueira, Miranda do Douro, Bragança.

Conjunto de minas de Sn que ocupavam uma grande área. São concessões muito antigas que deixaram poucos vestígios e, menos ainda, memórias.

Mina “São Martinho” início a 18-05-1868 e fim a 30-01-1968.

Vestígios em: 41°37’35,65’’N 6°22’09,76’’O e 41°37’45,39’’N 6°22’02,27’’O;


Havia também a mina “Raia”, também de Sn. Com início a 15-05-1868 e fim a 30-01-1968.


De menores dimensões, temos as minas “Cabeço do Codeço” com início a 16-07-1855 e fim a 18-11-1992.

Vestígios em: 41°38’23,07’’N 6°21’34,29’’O ;


A mina “Cabeço do Raposo” com início a 16-07-1855 e fim a 12-11-1992. Não encontro vestígios, mas poderá ter lavrado na zona (que se situa dentro da área de concessão): 41°39’23,56’’N 6°19’34,52’’O;


E, por fim, a mina “Codeço”, com início a 30-01-1948 e fim a 16-01-1992. Com possíveis vestígios em : 41°39’25,80’’N 6°21’49,20’’O.


Também referida sobre o nome de mina de São Martinho de Angueira na obre de J.P.Gomes como ocorrência de cassiterite;

STIBNITE - mina de Sobreiros – muito provavelmente mina de Cães Sobreiros?

A mina Cães Sobreiros é mencionada na obra do Prof. Amilcar de Jesus para a ocorrência de antimonite. Menciona ainda as minas "Covão" e "Barroca do Canavial" todas elas no Concelho de Coimbra (segundo o autor).

Nenhum destes nomes consta na lista das minas concedidas. Assim, ou são anteriores a 1836, ou eram clandestinas ou então tinham outro nome.

A mina "Cães Sobreiro" é também mencionada por O. Bello, sempre para a ocorrência de minerais de Sb e como sendo em Coimbra...


Quanto à exacta localização e denominação de Cães Sobreiro, nada consigo trazer de novo.


Pedro Alves

11th Feb 2012 23:00 UTCPedro Alves Expert

Retomando o caso das minas de antimónio da zona de Coimbra...

A exploração de Sb é das mais antigas do nosso país, a par de outros metais como o Au, o Cu e o Pb. Existem registos de minas importantes, muito antes do registo e concessionamento. Por esta razão, não conseguimos encontrar registos de muitas minas referidas na literatura clássica (O. Bello, J.P.Gomes,...)

Deixo aqui um excerto de uma obra de José Bonifácio de Andrada e Silva, onde fala no lugar do Covão, que eventualmente terá resultado numa mina com o mesmo nome...

«...No termo da Vila de Pampilhosa e lugar de Piscanceiro fundeiro há uma beta que corre em xisto argiloso, e paralelo com a rocha, a qual tem por ganga quartzo mais ou menos ferruginoso e argila cinzenta, penetrados muitas vezes de óxido de chumbo branco e pardacento. Dentro deste veio ou beta logo à superfície aparecem muitos pedaços e às vezes de grandeza considerável de galena de chumbo, cobertos de cera de chumbo e de ferro. Esta beta tem em vários lugares a superfície um palmo de projiansa, como se vê na margem da ribeira, mas subindo para o monte há poucas braças perde-se ao eu parece. Os rústicos asseveram que quando a ribeira está quase seca de verão aparecem cortando o seu leito vários pequenos veios de galena. No sítio chamado o Covão meio quarto de légua de Piscanceiroparece um pequeno veio de dois terços de polegada de projiansa de galena de chumbo, com camisa aos lados de óxido branco de chumbo...»

O local acima referido pode ter algo que ver com a aldeia chamada Covão, pertencendo à freguesia de Alvares, Concelho de Góis. Nesta freguesia existiu a mina "Vale Torto", para Sb (onde ocorre também Pb) . Mina com inicio a 22-11-1921.

Poderá tratar-se da mesma mina? Alguns destes locais é a denominada mina "Covão"?

Não sei. Trocando idéias talvez lá se chegue...


Pedro

12th Feb 2012 16:45 UTCPedro Alves Expert

Boa Tarde,

relativamente à mina do Zorro e a mina Barbadalhos serem a mesma, creio que sim. Mas existem pequenas falhas.

A mina concedida sob o nome de "Barbadalhos" foi concedida a 26-01-1886, para Pb, na freguesia de Santo António dos Olivais, Concelho e Distrito de Coimbra.

Vejo que o lugar do Zorro, situa-se na outra margem do Mondego. Consultando a mais recente versão da CAOP, vêmos que este último situa-se na freguesia de Torres do Mondego. São Freguesias limitrofes, e os limites podem ter mudado entretanto.


Há uma pequena informação que corobora a hipótese das duas minas serem a mesma:


«Aprovação da licença para estabelecer uma Fundição de Chumbo, junto à Mina do mesmo Metal, denominada Barbadalhos, no lugar de Zorro, freguesia de Santo António dos Olivais, concelho de Coimbra.

Solicitada por: José Domingos Ferreira Cardoso.

Alvará nº 20 de 10 de Abril de 1888.
<1883—1897; AUC/GCC/COR/E15/T1/30>...»


Por outro lado, com facilidade se encontram, na net referências a essa mina como pertencendo à freguesia de Torres do Mondego.


De qualquer modo, creio que podemos assumir que são a mesma mina.


Pedro

12th Feb 2012 18:36 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Luis e Pedro,

Antes de mais muito obrigado.

Vou digerir com atenção as vossas informações e volto se se justificar.

Consultei a colecção Bello no MNHN de Lisboa e de facto existem referências à ocorrência de stibnite numa tal Mina de Cães Sobreiros para os lados de Coimbra.

Abraço, RN

12th Feb 2012 18:45 UTCLuís Martins 🌟

É possível obter uma listagem das peças que o MNHN tem da colecção Bello??

13th Feb 2012 10:24 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Penso que seja muito difícil obter essa informação.

14th Feb 2012 13:34 UTCLuís Martins 🌟

Alguém no MNHN poderá providenciar uma lista desse género? Ou há algum catálogo de todas as peças do MNHN, em formato word ou excel, por exemplo?
 
矿物 and/or 产地  
Mindat Discussions Facebook Logo Instagram Logo Discord Logo
版权所有© mindat.org1993年至2024年,除了规定的地方。 Mindat.org全赖于全球数千个以上成员和支持者们的参与。
隐私政策 - 条款和条款细则 - 联络我们 - Report a bug/vulnerability Current server date and time: 2024.4.16 14:54:13
Go to top of page